Publicidade
Curiosidades Dicas Saúde

Vampiros de energia: veja 3 sinais sobre esse tipo de pessoa

Em um conceito básico, os vampiros de energia são aqueles que manipulam outras pessoas emocionalmente e buscam o controle por meio da simpatia.

Neste artigo, você vai descobrir 3 sinais que servem de alerta a respeito do convívio com esse tipo de pessoa, a fim de se proteger. Acompanhe a leitura e confira!

Publicidade

Vampiros de energia: veja 3 sinais sobre esse tipo de pessoa

Vampiros de energia
Foto: Claudia Wolff/Unsplash

1. Culpa-se frequentemente

Esses vampiros de energia podem proporcionar o sentimento de culpa ou gerar relatos tristes para ter a atenção, bem como o controle desejado.

Com certa frequência podem fazer chantagens emocionais. São pessoas que costumam ter baixa autoestima e procuram uma validação externa.

Para não se culpar tanto e achar que está fazendo mal a essas pessoas, foque nos seus pontos fortes e pratique a autocompaixão. Além disso, tenha gratidão pelas suas conquistas.

2. Sente-se inferior aos outros

Em uma tentativa de compensar suas infinitas inseguranças, os vampiros energéticos podem desenvolver um certo domínio sobre as outras pessoas.

É comum que esses seres que sugam nossas energias sejam excessivamente críticos em relação ao que os outros fazem, além de sempre puxarem o assunto para si.

Assim sendo, aprenda a se valorizar e não deixe que as conversas com pessoas assim se tornem monólogos. Responda as críticas com firmeza e tenha consciência de seus talentos.

Leia também: Você tem familiares tóxicos? Veja como lidar, segundo especialista

3. Aproveitam-se da sua boa vontade

Indivíduos que têm muita ansiedade, compaixão e empatia costumam buscar a companhia de pessoas com características dominantes, o que as tornam vulneráveis aos vampiros de energia.

A submissão às demandas dessas pessoas manipuladoras e narcisistas podem prejudicar demais a nossa saúde mental e emocional.

Portanto, estabeleça limites e se comunique claramente sobre o tipo de comportamento que julga inaceitável. Aprenda a dizer “não” sempre que possível.

Esse é um assunto sério e que merece a devida atenção, não é mesmo?! Aproveite que está aqui e continue navegando no site para ler outros artigos do nosso blog!