Você sabia que, no Brasil, a média de consumo de cerveja por ano é de 70 litros por pessoa? Sendo assim, nosso país é o 21º colocado no ranking de maiores consumidores da bebida em todo o mundo.
Todos sabemos que uma cervejinha de vez em quando é um enorme prazer. Tanto é que, de acordo com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), os sentimentos positivos têm mais relação com a vontade beber do que situações de estresse e tristeza.
No entanto, quem tem a ingestão de cerveja como um hábito muito recorrente deve ter algumas questões em mente. Isso porque ela se trata de uma bebida alcoólica, portanto, um psicoativo capaz de causar dependência e de trazer prejuízos ao organismo.
Efeitos negativos do consumo diário de cerveja
A ciência já realizou e segue realizando diversos estudos a respeito do consumo de álcool no dia a dia. Embora algumas pesquisas indiquem até mesmo alguns benefícios de alguns tipos de bebidas alcoólicas, não há como saber a quantidade exata que pode agregar benefícios para a saúde do consumidor.
O que se sabe, porém, é que, de modo geral, o álcool é uma substância tóxica. Portanto, não é possível afirmar que há uma quantidade segura, tampouco qual é esta.
A seguir, portanto, listaremos alguns possíveis efeitos negativos do consumo diário de cerveja. Veja só!
Redução da longevidade
No Brasil, uma das principais causas de mortes relacionadas ao álcool total ou parcialmente foram cirrose-hepática, doenças respiratórias, doenças arterial-coronarianas, acidentes de trânsito e violência interpessoal.
Prejuízo ao ritmo do coração
A Federação Mundial do Coração declarou, recentemente, que mesmo o consumo de pequenas quantidades de álcool pode aumentar chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como cardiomiopatias, aneurisma, fibrilação arterial, AVC e hipertensão.
Maior possibilidade de desenvolver tumores
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) afirma que o consumo diário de bebidas alcoólicas pode ocasionar o aparecimento de vários tipos de câncer.
Danos no cérebro
De acordo com a literatura médica, o consumo diário de bebidas alcoólicas, incluindo ainda pequenas doses de cerveja, pode ocasionar em alguns danos neurológicos imediatos, dentre os quais estão dores de cabeça, perda do sono, deficiências cognitivas, perda de memória e intoxicação, por exemplo.
Leia também: Crie hábitos saudáveis e veja os truques para durarem
Quer saber mais informações sobre saúde? Então, continue conosco no Papai Google!