Publicidade
Ciência Curiosidades Notícias

Terra pode ser atingida por asteroide; risco é maior do que o imaginado

Uma notícia preocupou os estudiosos do Espaço: Terra pode ser atingida por asteroide e o risco é maior do que o imaginado. Ou seja, ao que tudo indica, a humanidade pode sofrer sérias consequências.

Dessa forma, se você quer saber tudo sobre como a Terra pode ser atingida por asteroide, veja tudo que se sabe sobre isso. Confira!

Afinal, como a Terra pode ser atingida por asteroide?

Terra pode ser atingida por asteroide; risco é maior do que o imaginado ( Imagem: Freepik)
Terra pode ser atingida por asteroide; risco é maior do que o imaginado (Imagem: Freepik)

Em primeiro lugar, é bom destacar algumas situações importante. Isso porque há chances dos vestígios deixados por impactos de grandes asteroides na Terra, nos últimos milhões de anos, tenham sido interpretados equivocadamente.

Publicidade

Dessa forma, caso isso realmente se confirme, o risco de algum deles atingir a Terra pode ser maior do que pensamos. Pelo menos, essa foi a conclusão de um estudo liderado pelo cientista James Garvin.

Nesse sentido, o profissional, que é chefe do Centro de Voos Espaciais Goddard, da NASA, apresentou dados durante a 54ª Conferência de Ciência Lunar e Planetária. O evento foi realizado recentemente e assustou a comunidade com suas informações.

Entendo os riscos 

Dessa forma, com um catálogo de imagens de satélite em alta resolução, o cientista e seus colegas criaram mapas tridimensionais de quatro crateras. Além disso, eles também usaram um algoritmo para procurar padrões circulares no relevo.

Nesse sentido, eles descobriram grandes anéis ao redor de três crateras de impacto, junto de um que parece ter um milhão de anos ou menos.

Dessa forma, ele contou que, ao que tudo indica, os anéis significam que as crateras são, na verdade, dezenas de quilômetros maiores. Assim, talvez isso indique eventos mais violentos do que se pensava.

Acontece que, como a água e o vento apagam a maioria das crateras na Terra bem rápido, os pesquisadores costumam estimar as taxas de impacto a partir do tamanho e idade de crateras na Lua. Isso porque lá não há atmosfera e nem erosão causada por fenômenos do tipo.

Por outro lado, eles ainda estudam o tamanho dos asteroides próximos do nosso planeta, com potencial para atingi-lo no futuro.

Asteroides e cometas atingem a Terra

Assim, os cientistas estimam que asteroides e cometas atingem a Terra a cada 600 ou 700 mil anos, com pelo menos um quilômetro de diâmetro.

No entanto, o novo estudo sugere que, só nos últimos milhões de anos, objetos com quatro quilômetros de extensão mergulharam nos continentes.

Além disso, se você considerar que a maior parte da Terra é coberta por água, isso significaria dizer que até uma dúzia deles atingiu nosso planeta.

Ou seja, caso eles estejam realmente certos, isso significaria dizer que cada impacto causou uma explosão pelo menos 10 vezes mais violenta que a maior bomba nuclear da história.

Dessa forma, estes eventos poderiam ter expelido da atmosfera terrestre ao espaço.

Por outro lado,  apesar de não ser tão destrutivo quanto o impacto que exterminou os dinossauros, poderiam afetar o clima e causar extinções locais.

Vale destacar ainda que Anna Łosiak, pesquisadora de crateras na Academia Polonesa de Ciências, duvida que as formações em anéis identificadas pela equipe sejam realmente bordas de crateras.

“Mas, se forem, isso seria muito assustador, porque iria significar que realmente não entendemos o que está acontecendo e que há muitas rochas espaciais que podem vir e fazer uma bagunça”, alertou.

Veja também: O que esperar da Mercedes e de Lewis Hamilton na F1?

Dessa forma, agora que você sabe tudo sobre o asteroide que pode atingir o planeta, é só torcer para que sessa previsão não se confirme.

Continue navegando com a gente!