O ator Alec Baldwin é acusado de homicídio pela promotoria após tiro acidental matar a diretora de fotografia do filme Rust, Halyna Hutchins.
O acidente, que aconteceu em outubro de 2021, criou discussões sobre a presença de uma bala real de arma de fogo no set e, ainda, sobre o teor acidental ou não do acontecimento. Na ocasião, o diretor Joel Souza também ficou ferido. Veja mais detalhes sobre a decisão!
Decisão dos promotores
Além de Baldwin, que é o protagonista do filme, a armeira Hannah Gutierrez-Reedo, responsável pelos cuidados com as armas do set, recebeu acusações.
Os dois estão com acusação de homicídio involuntário, ou seja, sem intenção de matar. De acordo com os promotores, não se cumpriu os procedimentos de segurança necessários para evitar o acidente.
Baldwin alega que não sabia que a arma estava carregada com uma bala real e nem chegou a apertar o gatilho. Segundo as análises feitas pelos legistas, a arma poderia disparar sozinha caso houvesse algum problema em seus mecanismos internos.
Entretanto, a presença de uma bala real é o que chamou a atenção, pois em sets de filmagens costuma ser usada as de festim. A armeira explica que também não esperava por isso e chegou a entrar com um processo contra os fornecedores das balas falsas, alegando existir, sem que ela soubesse, uma verdadeira entre elas. Esses, por sua vez, negam essa possibilidade.
Leia também: Aplicativo grátis para assistir filme
Relembre o caso
O filme “Rust” estava sendo filmado no Novo México, nos Estados Unidos, em outubro de 2021, quando, durante um ensaio, ocorreu o disparo de uma bala real saída da arma de propulsão segurada por Alec Baldwin, que acabou atingindo a diretora de fotografia Halyna Hutchins, que teve um ferimento fatal. Além dela, o diretor Joel Souza precisou de atendimentos médicos.
Por outro lado, Baldwin diz que não efetuou o disparo e não deveria existir uma bala real dentro de um set de filmagem. Assim, alega negligência de outros membros da equipe, como a armeira Hannah Gutierrez-Reed, também acusada, e Dave Halls, assistente de direção que entregou a arma a ele.
Ambos dizem que Baldwin está transferindo a responsabilidade para terceiros. Além disso, o resumo da investigação aponta a morte da diretora realmente como acidental, por ferimento à bala no peito.
Alec Baldwin é acusado de homicídio involuntário, mas seu julgamento ainda não está marcado. Quer saber mais notícias sobre o mundo do entretenimento? Acompanhe!