Publicidade
Ciência Curiosidades

Impressionante: 7 animais que são iguais há milhares de anos

Fósseis vivos! Esse é o termo que Charles Darwin cunhou em sua obra “A Origem das Espécies” (1859) para designar os animais que permanecem com a mesma aparência através dos milhares de anos de sua existência.

Atualmente, diversas espécies mantêm as mesmas características de seus ancestrais. No entanto, neste artigo, vamos nos debruçar em sete delas que você, certamente, conhece. 

Ficou curioso para saber quais são? Então, continue acompanhando este artigo!

Publicidade

7 animais que mantiveram suas características físicas através dos anos

Com o passar dos milênios, alguns animais mantiveram suas características físicas, senão idênticas, muito semelhantes às dos seus ancestrais. Por outro lado, os traços genéticos destas criaturas se modificaram, sim, com o tempo. 

Afinal, com tantas mudanças nas estruturas fisiológicas, biológicas e químicas da superfície da Terra, seria de se estranhar se nada tivesse mudado. Até mesmo os seres humanos passam por alterações em sua estrutura genética com o passar dos anos; claro que com os animais não seria diferente. 

Portanto, confira a seguir quais são essas espécies e o que, afinal, mudou nelas. 

Porco-formigueiro

Esta espécie tem características físicas muito peculiares. Ao mesmo tempo em que se assemelha a um porco, lembra também os tamanduás. O animal é nativo do continente africano e possui hábitos noturnos. 

As primeiras ocorrências do porco-formigueiro datam de 50 milhões de anos atrás e, ao longo de todo esse tempo, suas características mudaram muito pouco. Deste modo, é possível considerá-lo um fóssil vivo. 

Este, porém, é o último exemplar vivo da ordem dos tubulidentados, que, por terem hábitos noturnos, não costumam sair para caçar à luz do dia. 

Dragão de Komodo

As primeiras ocorrências deste animal, que possui características muito peculiares, surgiram há, pelo menos, 100 milhões de anos na Austrália. 

Com um aspecto que lembra um pouco o de um crocodilo, este réptil que tem língua fendida pode chegar aos três metros de comprimento. A ciência considera esta espécie um fóssil vivo por manter muitas das características de seus ancestrais.

O dragão de Komodo possui um olfato muito apurado, que é capaz de identificar suas presas que, em geral, são pequenos mamíferos e aves, a longas distâncias. 

Ornitorrinco

Outro animal que é considerado esquisito por muitos é o ornitorrinco. Este é um mamífero que possui um bico como o dos patos, bota ovos, tem nadadeiras e sua pele é coberta por pelos. Além disso, suas patas funcionam, na água, como nadadeiras. 

O ornitorrinco produz um tipo de leite que pode vir a ser utilizado na produção de novos tipos de antibióticos. 

Tubarão-duende

Bem menos engraçadinho que o ornitorrinco e tão assustador quanto o dragão de Komodo é o tubarão-duende, mais um fóssil vivo cujas primeiras aparições datam de mais de 100 milhões de anos atrás, mas continua vivendo entre nós. 

Esta se trata de uma espécie rara. Com pele rosada, é um predador que habita as águas profundas dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico em busca de suas presas, as quais ele percebe graças a seus inúmeros eletroreceptores no focinho. 

Celacanto

Impressionante: 7 animais que são iguais há milhares de anos
Foto: Shaun Low/Unsplash

Outra espécie aquática que habita as águas do nosso planeta há milhões de anos é o Celacanto. Este peixe pode alcançar os dois metros de comprimento e chega a pesar 90 kg. 

Barata

As baratas são animais que foram capazes de sobreviver a ataques nucleares como o de Hiroshima e Nagasaki, além de desastres da mesma ordem como o de Chernobyl. Estes devem ser, portanto, os fósseis vivos com os quais mais temos contato — e que teremos ainda por muito tempo. 

Náutilus

Com aparência encantadora por suas cores, este cefalópode tem suas primeiras ocorrências datando de 500 milhões de anos atrás. Por seu aspecto, muitas pessoas se aventuram nos oceanos Pacífico e Índico para caçá-los e transformá-los em joias.

A fim de evitar sua extinção, portanto, a regulamentação das caças é extremamente rígida. 

Leia também: Quais são os animais que vivem há mais tempo na Terra? Um passou dos 500 anos!

Quer conferir mais conteúdos impressionantes como este? Então, fique de olho no Papai Google