O Google anunciou, na última semana, que, a partir de dezembro deste ano, vai excluir todas as contas inativas. A decisão diz respeito àquelas que não apresentam qualquer atividade há mais de dois anos.
Dessa forma, a plataforma vai excluir, ainda, conteúdos do Workspace, dos quais fazem parte o Gmail, Docs, Drive, Meet, Calendar, YouTube e Google Photos.
Por isso, se você quer saber detalhes dessa notícia, continue nos acompanhando.
Por que o Google vai excluir contas inativas? Entenda
A explicação para esta medida, segundo a vice-presidente de gestão de produtos da companhia, Ruth Kricheli, tem a ver com a segurança. De acordo com ela, os investimentos que a empresa faz em proteção contra invasões e golpes às contas dos clientes acabam ficando inúteis se não há atividade durante longos períodos.
Além disso, Kircheli afirma, ainda que essas contas ficam muito mais vulneráveis do que as contas ativas justamente pela inatividade. Deste modo, uma conta abandonada pode virar instrumento nas mãos de contraventores para realizar atos ilegais, como roubos de identidades e envios de spams, por exemplo.
Por outro lado, a decisão da companhia vale somente para as contas pessoais, e não para aquelas que pertencem a instituições como escolas e empresas, por exemplo.
Twitter na mesma onda do Google
Acompanhando esse mesmo pensamento, Elon Musk, dono do Twitter, afirmou, na semana passada, que também vai remover as contas que estão paradas há muitos anos. Diante disso, muitos usuários notaram que o número de seguidores em seus perfis caiu.
Como manter suas contas ativas?
A suspensão das contas inativas deve ter início no próximo mês de dezembro. Assim, no mesmo comunicado em que fez o anúncio, o Google sugeriu algumas ações simples para manter suas contas ativas, caso não deseje perdê-las. Para isso, uma dica é a de fazer login, pelo menos, a cada dois anos.
Deste modo, a realização de qualquer tipo de atividade em uma das contas que você possua em qualquer um dos produtos da empresa, seja ele o Meet, Gmail, Photos ou qualquer outro, pode evitar que você perca sua conta.
Leia também: Spotify: plataforma tem mais de 500 milhões de usuários
Quer conhecer mais notícias de tecnologia? Então, continue lendo o Papai Google!