Publicidade
Dicas

Entenda como pensamentos intrusivos podem afetar sua carreira

De acordo com a Sociedade de Ansiedade e Depressão, somente nos Estados Unidos, seis milhões de pessoas sofrem com pensamentos intrusivos. Estes ocorrem, como o nome sugere, de forma involuntária, apresentando ao indivíduo imagens perturbadoras, sugestões violentas ou autodestrutivas, entre outros.

Segundo especialistas em saúde mental, essas imagens, impulsos e pensamentos involuntários podem ser um pouco desagradáveis ou totalmente perturbadores. Ou seja, muitos deles podem passar pela cabeça de um indivíduo sem deixar vestígios. Por outro lado, muitas pessoas alegam que esses pensamentos são recorrentes e responsáveis por tirar seu foco e concentração do trabalho.

Publicidade

Deste modo, muitos trabalhadores se queixam de serem prejudicados pelos pensamentos intrusivos no ambiente de trabalho. Assim, sofrem prejuízos em suas carreiras, o que lhes provoca ainda mais ansiedade e tensão.

Quer entender como esses pensamentos surgem e como evitá-los? Então, continue lendo este artigo!

Como os pensamentos intrusivos surgem?

De modo geral, segundo especialistas, os pensamentos involuntários que provocam perturbação são um reflexo dos medos que os indivíduos já carregam, ou mesmo de cenários que estes desejam evitar a qualquer custo.

Entenda como pensamentos intrusivos podem afetar sua carreira
Foto: Vasilis Caravitis/Unsplash

Profissionais também apontam, porém, para o fato de que não há uma explicação precisa para esses pensamentos e impulsos. Eles, na verdade, são bastante aleatórios. Embora causem preocupação e incômodo, no entanto, não há motivo para preocupações maiores.

Por outro lado, é evidente que quem sofre com essas perturbações deseja evitá-las, não é mesmo?

Como evitar lidar com pensamentos involuntários perturbadores?

  • Lembre-se de que esses pensamentos não são reais, são apenas impulsos aleatórios que não fazem de você uma pessoa ruim;
  • Você não é seus pensamentos; na verdade, seus pensamentos, muitas vezes, estão em oposição direta àquilo que você é;
  • Aceitação é a chave para entender que o medo se trata tão somente de uma resposta do seu sistema nervoso e que os pensamentos virão, querendo ou não, e está tudo bem.

Leia também: Você é recém-formado? LinkedIn lista áreas e habilidades em alta

Quer mais dicas como esta? Então, continue navegando no Papai Google!