O inverno astronômico, que é o que conhecemos, tem início entre os dias 20 e 21 de junho. No entanto, os cientistas consideram ainda outra classificação para esta estação: o inverno meteorológico. Este, por sua vez, já começou. Teve início no dia 1º deste mês.
No entanto, você provavelmente quer entender o que, afinal, é este fenômeno e em que ele difere do inverno tal qual conhecemos. Para isso, acompanhe e artigo e descubra!
Inverno meteorológico no Brasil
Para Luiz Felippe Gozzo, meteorologista e professor no Departamento de Física e Meteorologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a diferença está, na verdade, na forma como se determinam as estações.
Segundo ele, “o inverno astronômico é baseado na posição da órbita da Terra em relação ao Sol”. Além disso, ele explica: “Já o inverno meteorológico é baseado no ciclo anual de temperatura”.
Diferenças em cidades
Em algumas cidades, sobretudo na parte sul do país, já foi possível sentir a diferença. Cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo já tiveram dias mais frios do que o habitual, mesmo antes do início do inverno astronômico. Além destas, algumas regiões do Mato Grosso do Sul também sentiram essa distinção.
Diante disso, os meteorologistas explicam que o equinócio de primavera só ocorre no dia 23 de setembro. No entanto, a duração do inverno é do início de junho até o final do mês de agosto.
Temperaturas acima da média
Estael Sias, meteorologista da MetSul emitiu um comunicado apontando que, com a chegada do inverno meteorológico, o início de junho apresentaria temperaturas acima da média. Além disso, ela também afirma que “geralmente se pensa no inverno como a época mais fria do ano e no verão como a época mais quente do ano, sendo a primavera e o outono as estações de transição, e é nisso que se baseiam as estações meteorológicas”.
Leia também: Entenda como a Missão Juice irá explorar Júpiter e suas luas
Quer conhecer mais curiosidades da ciência? Então, siga lendo o Papai Google!