Já imaginou o quão incrível seria ter imagens em alta resolução de Júpiter? Pois saiba que esse é o objetivo da Missão Juice, lançada neste ano pela Agência Espacial Europeia.
Dessa forma, a iniciativa promete trazer contribuições históricas para a ciência. Afinal, não só vai investigar o maior planeta do Sistema Solar, como pretende registrar fotos de algumas de suas luas.
E aí, quer saber tudo sobre essa missão? Então confira mais a seguir!
Quando ocorreu e como foi o lançamento da Missão Juice?
A Missão Juice começou no último dia 14 de abril, com o lançamento de um foguete Ariane 5, diretamente do porto espacial da Europa, em Kourou, na Guiana Francesa. Depois de 28 minutos, a espaçonave se separou do foguete para seguir seu curso.
Aliás, os seus painéis solares, antenas e instrumentos devem ser implantados nos próximos 17 dias. Nos três meses seguintes, os testes nos equipamentos da missão vão acontecer.
Leia também: Como a inteligência artificial está atuando nos mistérios do Espaço
O que é a Missão Juice?
Trata-se de uma missão da Agência Espacial Europeia que projeta alcançar Júpiter em 2031. Quando a nave chegar lá, uma câmera científica vai captar imagens de alta resolução do planeta e de suas luas geladas.
Além disso, imagens de outros planetas vão ser registradas durante o processo. Ademais, a nave deve tirar fotos de Vênus já em 2025.
Afinal, qual o objetivo da missão?
O propósito da Missão Juice é chegar em Júpiter em julho de 2031. A espaçonave vai passar cerca de três anos e meio orbitando o planeta e voando em torno de três de suas luas.
Os satélites escolhidos foram Ganimedes, Calisto e Europa. A escolha não poderia ser mais adequada. Afinal, os três astros são cobertos de gelo e podem conter oceanos subterrâneos potencialmente habitáveis para a vida.
Gostou de saber mais sobre a Missão Juice? Quer conferir mais conteúdos como este? Então continue acompanhando o nosso site! Aqui no Papai Google você fica sabendo, em primeira mão, tudo sobre as últimas novidades sobre ciência e tecnologia!