Dois mil e vinte e três é o ano em que um termo tem ocupado o vocabulário de muita gente: inteligência artificial. E ao falar nisso, poucos sabem, de fato, a complexidade envolvida.
Por isso, saiba que a IA tem atuado, inclusive, na direção de descobertas de mistérios do Espaço. Aqui, vamos abordar detalhes importantes sobre o assunto que vão te deixar de queixo caído.
Como a inteligência artificial está atuando nos mistérios do Espaço
Astronautas, cientistas e outros profissionais têm recorrido aos aprendizados da IA para colaborar com os desafios do dia a dia. Isso vale desde o direcionamento de foguetes até o estudo da superfície de planetas longínquos.
Além disso, medir o tamanho do Universo e fazer o cálculo de trajetórias de corpos celestes também figuram como eventuais possibilidades da inteligência artificial.
Como tem atuado de forma prática?
De modo prático, a IA já tem sido usada para decolagem e aterrisagem de espaçonaves. Ademais, para operações do motor e buscas por economia de combustível.
Para se ter uma ideia, a SpaceX opera um sistema de piloto automático de IA em sua nave Falcon 9 para algumas operações autônomas. Outro ganho da inteligência artificial aos trabalhos da SpaceX é o fato de garantir que satélites não se choquem com objetos orbitais ou transitórios no espaço.
Leia também: Nasa anuncia homem negro e mulher para missão na Lua
Planos para medir o Universo
Até mesmo o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa tem reunido dados com o intuito de planejar, hipoteticamente, missões futuras com pousos em Vênus e Europa, uma lua gelada que orbita Júpiter.
Por último, vale citar que um dos planos com a IA é apresentar noções mais precisas sobre as medidas do Universo e melhor entendimento sobre seu tamanho e forma.
E aí, gostou de saber de alguns detalhes da colaboração da inteligência artificial quanto aos mistérios do Espaço? Continue acessando Papai Google para outros conteúdos interessantes!