O ano mal começou e tem muita gente em busca de dietas que prometem devolver a saúde e transformar seu corpo, sem riscos. Nesse sentido, se você é uma dessas pessoas, precisa conhecer a alimentação mediterrânea.
Afinal, essa foi a dieta campeã do ano e já conquistou muitos fãs. Curtiu e quer saber mais sobre essa alimentação mediterrânea que está dando o que falar? Então, confira agora!
O que é a dieta mediterrânea?
Em primeiro lugar, é importante destacar que a dieta mediterrânica se origina nos países banhados pelo Mar Mediterrâneo ou que por ele são influenciados .
Dessa forma, este padrão alimentar começou a ser descrito nos anos 50 e 60 do século XX , principalmente à luz do que se praticava em Creta, em outras regiões da Grécia e no sul de Itália.
Nesse sentido, a dieta mediterrânea tem como base o consumo de alimentos naturais e orgânicos, que não passam pelo processo de industrialização de alimentos, como:
- salsicha,
- molhos prontos,
- comida enlatada
- e assim por diante.
Portanto, com ela, você deve ter um estilo de vida saudável além de ter uma melhora interessante no seu metabolismo e um auxilio no controle do peso.
Dieta campeã
Por todos os benefícios que ela oferece, esse tipo de alimentação foi considerada o melhor modelo alimentar a ser seguido em 2023 por um time de especialistas do US News & World, site de rankings que é referência em saúde e bem-estar.
Pode até tomar vinho!
Um grande diferencial é que, assim como outras dietas queridinhas da internet, a alimentação mediterrânea também associa uma abordagem saudável, associada ao equilíbrio e ao bom senso.
Nesse sentido, no cardápio mediterrâneo, você pode até mesmo beber vinho tinto — mas, é claro, com moderação e em baixa quantidade.
Por outro lado, o modelo alimentar é estudado há muitos anos por pesquisadores.
Nesse sentido, os indivíduos dessa região apresentam índices de saúde diferenciados em comparação a outros países.
Além disso, uma demonstração disso é percebida pelos menores índices de doenças cardíacas, colesterol, diabetes, riscos para diabetes, demência e outros marcadores de saúde.
Ou seja, com certeza, você pode comer bem, de forma equilibrada, sem precisar abrir mão das coisas que mais gosta no dia a dia como um bom vinho.
Veja também: Viajar no verão: 64% dos brasileiros pretendem viajar nas férias
Por isso, agora que você sabe tudo sobre a alimentação mediterrânea, que tal começar a seguir agora mesmo?
Continue navegando com a gente!