Sabia que há 10 sextilhões de estrelas no universo? Pode até ser difícil imaginar um número tão grande, mas alguns desses astros estão relativamente perto de nós. Por isso, criamos este conteúdo para mostrar quais são as 11 estrelas mais próximas da Terra. Confira!
dessa forma, você já deve saber que o Sol é a estrela que está mais perto de nós. Por isso, ele encabeça a nossa lista.
Mas também vamos abordar outros astros que são nossos vizinhos próximos, conforme a relação a seguir:
Afinal, quais são as 11 estrelas mais próximas da Terra?
- Sol: 8 minutos-luz;
- Proxima Centauri: 4,2 anos-luz;
- Estrela de Barnard: 4,4 anos-luz;
- Lalande 21185: 8,3 anos-luz;
- Sirius: 8,6 anos-luz;
- Ross 154: 9,7 anos-luz;
- Epsilon Eridani: 10,5 anos-luz;
- Lacaille 9352: 10,7 anos-luz;
- Ross 128: 10,9 anos-luz;
- 61 Cygni: 11,41 anos-luz;
- Prócion: 11,45 anos-luz.
Quais são as características dessas estrelas?
Conheça, então, um pouco mais sobre cada um desses astros!
Sol
Apesar de ser 110 vezes maior que a Terra, o Sol é considerado uma estrela de tamanho mediano, apresentando um diâmetro de 1,4 milhão de quilômetros. Está a 8 minutos-luz de distância do nosso planeta e é o grande responsável por garantir a vida por aqui.
Proxima Centauri
Depois do Sol, a Proxima Centauri é a estrela mais próxima da Terra, pois está localizada a 4,2 anos-luz de nós. Ela orbita em torno do sistema estelar que fica muito perto da gente: o Alpha Centauri. É considerada uma estrela anã vermelha, pois tem luminosidade fraca e uma massa pequena — apenas 12% da apresentada pelo Sol.
Estrela de Barnard
Conhecida por ter um movimento próprio muito rápido, a Estrela de Barnard está a cerca de 4,4 anos-luz da Terra. É uma anã vermelha que foi batizada com o nome do astrônomo norte-americano Edward Emerson Barnard, responsável por descobri-la em 1916.
Lalande 21185
Essa outra anã vermelha fica a, aproximadamente, 8,3 anos-luz de nós. Descoberta pelo astrônomo francês Jérôme Lalande, em 1801, a Lalande 21185 está na constelação de Ursa Maior e pode ser admirada, da Terra, com a ajuda de um telescópio simples.
Sirius
Apesar de não ser a mais próxima da Terra, pois cerca de 8,6 anos-luz nos separam dela, conseguimos ver a Sirius a olho nu daqui. Considerada, inclusive, a estrela mais brilhante brilhante do céu terrestre, é um astro binário composto pela Sirius A, a estrela principal, e pela Sirius B, uma anã branca.
Leia também: Nasa encontra segundo planeta do tamanho da Terra com chances de vida
Ross 154
Relativamente jovem, a Ross 154 tem uma idade aproximada de menos de um bilhão de anos. É uma estrela anã vermelha que está localizada a 9,7 anos-luz da Terra e recebeu o seu nome como forma de reconhecimento ao seu descobrimento, em 1925, por Frank Elmore Ross.
Epsilon Eridani
Outra estrela que não chega a um bilhão de anos de existência, a Epsilon Eridani é do tipo K3 — termo usado a fim de indicar que ela apresenta tamanho e temperatura inferiores aos do Sol. Conhecida por ser a estrela mais próxima da constelação Eridanus, está a 10,5 anos-luz da Terra e pode ser vista daqui sem a ajuda de equipamentos.
Lacaille 9352
A Lacaille 9352 é uma anã vermelha que fica na constelação de Piscis Austrinus, a 10,7 anos-luz de distância da Terra. Dona de uma intensidade de brilho baixa, não conseguimos vê-la a olho nu.
Ross 128
Essa estrela anã vermelha está localizada na famosa constelação de Andrômeda e, assim como a Ross 154, foi descoberta por Frank Elmore Ross. E a sua distância para a Terra? Estima-se que seja de 10,9 anos-luz.
61 Cygni
Formado por duas anãs laranjas que demoram 659 anos para completar uma órbita entre elas, o sistema estelar 61 Cygni fica a 11,41 anos-luz do nosso planeta. Seu nome vem da constelação Cygnus, na qual está incluída.
Prócion
Chamada também de Alpha Canis Minoris, por ser a estrela mais brilhante da constelação de Cão Menor, está a uma distância de 11,45 anos-luz da Terra. Uma curiosidade é que a Prócion aparece na bandeira do Brasil representando o estado do Amazonas.
O que achou de saber mais sobre as estrelas mais próximas da Terra? Curte conteúdos que abordam astronomia e outros campos científicos? Então continue acompanhando o Papai Google!