O mês de maio será um prato cheio para os amantes e interessados em astronomia. Haverá possibilidade de observar, em alguns pontos, as maiores chuvas de meteoro do ano.
Em primeiro lugar, é necessário explicar aos que não conhecem tanto sobre esse universo: as chuvas de meteoro acontecem em ocasiões que a Terra atravessa regiões com maior concentração de poeira cósmica. Ou seja, resquícios deixados por cometas que orbitam o Sol.
Um dos cometas mais conhecidos de todos, o Halley, garante as duas principais chuvas de meteoros a cada ano que passa: a chamada Eta Aquarídeos, em maio, e a Orionídeos, em outubro.
A Eta Aquarídeos, inclusive, costuma habitar o Hemisfério Sul. As madrugadas podem ser uma oportunidade, apesar de não haver garantia de visibilidade no Brasil. Confira, abaixo, algumas datas com chuvas de meteoros previstas:
Quando serão as maiores chuvas de meteoro?
17 de maio
No evento denominado “Encontro do Amanhecer”, a lua minguante vai estar ao lado de Júpiter horas antes de o sol nascer. O recomendado, neste caso, é olhar para o leste a partir de 4h30.
29 de maio
Aqui será a vez da “Caça a Mercúrio”. O planeta estará no chamado “Céu da Alvorada”, com Júpiter logo acima. Isso, portanto, deve facilitar a observação. O recomendado é olhar para o leste a partir das 5h.
Leia também: Missão Juice vai explorar Júpiter e suas luas
E aí, gostou de saber que neste mês será possível acompanhar as maiores chuvas de meteoro do ano? Para mais conteúdos assim, siga acessando Papai Google.