Muitas pessoas responsabilizam o metabolismo pela dificuldade ou facilidade de manter a forma. Deste modo, aqueles que estão em busca do emagrecimento buscam maneiras de acelerá-lo.
Entretanto, o que poucos sabem é que este se relaciona, primeiramente, à composição corporal. Ou seja, a quantidade de gordura e músculos do corpo de um indivíduo.
Diante disso, alguns sinais que podem indicar que o metabolismo de uma pessoa está lento são a sensação de fome constante, fadiga, cansaço, sonolência e constipação. Além disso, a dificuldade de perder peso, que muitos relacionam com este assunto, realmente pode ser um sinal de que o organismo tem dificuldade na metabolização. ]
Quer entender mais sobre este assunto? Então, continue acompanhando este artigo!
O que é metabolismo lento?
O metabolismo consiste no trabalho que ocorre na transformação de moléculas de dentro para fora das células em enzimas, hormônios e demais substâncias. Deste modo, a velocidade com que este processo ocorre corresponde à taxa metabólica do indivíduo. Ou seja, a quantidade de calorias que o corpo utiliza por minuto.
Assim, quando um organismo apresenta lentidão na realização desse processo, chamamos de metabolismo lento. Como consequência, o indivíduo pode acumular mais gordura corporal. Isso porque, em um cenário assim, seu corpo está guardando mais energia do que gasta de fato.
Como acelerar o metabolismo?
Para acelerar o metabolismo, é necessário aumentar a velocidade da metabolização, ou seja, o trabalho das células. Deste modo, com esse aumento, o corpo deve gastar mais energia. No entanto, é necessário que esse processo seja significativo. Isso pode ser feito, portanto, com algumas estratégias tais como:
- Alimentação;
- Hidratação;
- Exercícios físicos de resistência muscular;
- Sono de qualidade.
Leia também: Brasileiras jovens têm morrido mais de infarto – O que explica isso?
Quer conferir mais dicas relacionadas à sua saúde e cuidado com corpo? Então, você deve continuar lendo o Papai Google!