Publicidade
Crédito

Mudança no Pix anunciada pelo governo será positiva ou negativa para os brasileiros?

Mudanças no PIX são uma promessa do novo governo, já que esse método de pagamento fez muita diferença para os brasileiros.

Exatamente por isso, tudo que diz respeito a ele, chama a atenção, já que se tornam um dos principais meios de transação financeira.

Dessa forma, se você quer saber quais mudanças do PIX estão previstas para acontecer, fique tranquilo porque contamos tudo para você agora. Veja!

Publicidade

Afinal, quais são as novas mudanças no PIX anunciadas pelo governo

Mudança no Pix anunciada pelo governo será positiva ou negativa para os brasileiros? ( Imagem: Divulgação)
Mudança no Pix anunciada pelo governo será positiva ou negativa para os brasileiros? (Imagem: Divulgação)

Como dito anteriormente, o Pix é o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros. Provas disso, é que ele já alcançou 26 bilhões de transações até setembro do ano passado, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Além disso, em fevereiro de 2022, o volume de operações com o sistema chegou a ultrapassar até mesmo as feitas com cartões de crédito.

Acontece que, algumas mudanças estão previstas para acontecer. Confira!

Que história é essa de PIX no crédito?

Sim, de acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o sistema poderá ser usado como instrumento de crédito a partir deste ano.

Isso porque, segundo Haddad, a funcionalidade será lançada no segundo semestre e já estava na agenda do Banco Central, criador do Pix.

“Em meados do ano, o Pix vai ser usado para créditos, isso está na agenda do BC e vai ser lançado quem sabe até o meio do ano”, disse o ministro.

O que muda para os clientes

Dessa forma, alguns bancos já usam a modalidade de PIX com crédito, como o Nubank e PicPay. Ou seja, essas instituições oferecem ao cliente a possibilidade de fazer um Pix e pagar no crédito, como se fosse uma compra normal feita no cartão.

Dessa forma, o valor é inserido na fatura aberta. O objetivo do governo com as mudanças é fazer com que o PIX tenha um padrão de funcionalidade, em todas as instituições.

Ou seja, para o usuário, é só mais uma opção de crédito, já que o recebedor não deverá perceber a diferença.

Outras novidades

Por outro lado, de acordo com o novo Ministro da Economia, o Banco Central já planejada outras novidades que devem ser valer em breve.

Quer saber quais são elas?

Então, conheça algumas delas disponíveis para o PIX:

  • Automático, com débito em conta para pagamentos recorrentes;
  • Aproximação, usando a tecnologia NFC;
  • Internacional para transferência entre países parceiros;
  • Offline para possibilitar transações mesmo quando o cliente está sem internet;
  • Garantido, com parcelamento do valor de forma semelhante a um cartão de crédito.

Ou seja, o PIX é uma forma de pagamento mais usada dos últimos tempos e, pelo visto, continuará sendo por muito tempo.

Afinal, o governo aposta nesse tipo de transação e procura fazer de tudo para otimizar ainda mais esse recurso que ajuda tantos brasileiros no dia a dia, principalmente, microempreendedores individuais.

Veja também: Confira os 10 carros que mais gastam combustível no Brasil

Dessa forma, agora que você sabe tudo sobre esse assunto, é só acompanhar o que mais deve acontecer com o método de pagamento mais usado de todos os tempos.

Continue navegando com a gente!