A atriz Cleo Pires revelou recentemente que recebeu o diagnóstico de TDAH, sigla para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
A revelação da também cantora e produtora foi feita por meio das redes sociais. Na oportunidade, a própria atriz disse ter passado a vida inteira tentando “entender porque tinha certos comportamentos”.
Mas afinal, você sabe do que se trata o TDAH?
O que é TDAH?
Segundo médicos, o TDAH é um transtorno mental que se manifesta ainda na infância. Ele pode ou não persistir durante a vida adulta.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 5% da população infantil mundial tenha TDAH. Entre os adultos, essa proporção é de 2,5%.
Como o próprio nome sugere, os portadores do déficit apresentam, em geral, muita distração e desorganização constantes, o que acaba atrapalhando no dia a dia.
Sinais
Além da falta de atenção, a hiperatividade e a impulsividade podem ser indícios do TDAH. Em uma criança, o transtorno costuma se manifestar na incapacidade de se manter sentada, por exemplo.
Já nos adultos, a hiperatividade age no pensamento, que não para nunca e se manifesta de maneira impulsiva.
Tratamento
Médicos apontam que toda e qualquer pessoa pode apresentar os sintomas do déficit e não necessariamente ter o transtorno. No entanto, quando a vida da pessoa é baseada nisso, as possibilidades aumentam.
O tratamento, além de envolver medicamentos para amenizar os sintomas, pode envolver a psicologia, por exemplo.
Leia também: O que fazer para ajudar quem tem ansiedade?
Você sabia o que é o TDAH? Leia outros conteúdos sobre saúde no Papai Google.