O estresse do trabalho é algo quase inevitável. Seja devido ao excesso de tarefas, o cotidiano exaustivo ou falta de tempo para o lazer, a rotina diária pode afetar nossa saúde mental. E, nesse sentido, aprender algumas técnicas de meditação pode ser um caminho para aliviar a pressão.
É importante saber que essas técnicas podem ajudar a conter a ansiedade e controlar as emoções, por exemplo. Além disso, podem trazer benefícios em diversos outros aspectos.
Confira abaixo três delas e saiba adequar cada qual à sua necessidade.
Técnicas de meditação para aliviar estresse no trabalho
Mindfulness
Esta prática consiste na observação de realidades internas e externas. Ela envolve, por exemplo, emoções e sensações de um lado, e o ambiente social por outro. Para colocar o mindfulness em prática, é preciso estar atento ao próprio corpo e seus sinais para, a partir de então, executar ações.
Por exemplo: ao notar uma rigidez muscular pelo estresse, você conscientemente irá relaxá-los. Isso é chamado escaneamento corporal e deve ser feito pelo menos uma vez por semana.
O ideal é observar desde os dedos do pé olhando por todo o corpo lentamente para identificar os indícios de estresse.
Técnicas de meditação baseadas na compaixão
A autocrítica é uma qualidade um tanto quanto necessária, seja pessoal ou profissionalmente. No entanto, se aplicada de forma muito severa, ela pode levar a níveis elevados de estresse.
Nesse sentido, a meditação em questão prega a compaixão por si mesmo. Sua prática consiste em sentar ou deitar em um ambiente tranquilo, fechar os olhos, respirar profundamente e imaginar o próprio rosto.
Ao sorrir, se imagine sorrindo de volta. Considere-se digno de amor e respeito e se deseje coisas positivas. Deixe de lado sua autocrítica e foque na compaixão. Aproveite, inclusive, para aplicar um olhar brando àqueles que o incomodam.
Técnicas de meditação baseadas na atenção
Estas práticas envolvem um foco, uma chamada “âncora” para manter a atenção o tempo todo. Pode ser uma imagem, a própria respiração ou até mesmo uma frase, por exemplo. O importante é voltar o foco à âncora cada vez que houver uma distração.
O ideal é começar com a prática pelo menos duas vezes por dia, por pelo menos um minuto cada. É possível praticar de olhos abertos ou fechados e em qualquer lugar.
Além de ajudar no controle emocional, estudos apontam que esta técnica foi capaz de prevenir o excesso de ansiedade e casos de burnout em médicos que trabalham com emergências. Além disso, aliada à respiração, pode ser uma maneira de induzir ao sono.
Leia também: Carreira estagnada? Veja como sair dessa situação e evoluir
Você conhecia alguma dessas técnicas de meditação? Pretende aderir a alguma delas? Leia outros conteúdos sobre diversos temas no Papai Google.